Blog Sobania

Direito do Consumidor

Consumidor - Cobrança indevida, ressarcimento em dobro

Por Chrystian Sobania
29 de Jan de 2025

Cobrança indevida de empresa em face de consumidor deve ter a restituição em dobro, pois assim determinou o C. STJ recentemente onde sedimentou entendimento entre suas Seções (EAREsp 600.663/RS, 622.897/RS, 676.608/RS, 664.880/RS e 1.413.542/RS) no sentido de que a cobrança indevida por si só já traz a presunção de quebra da boa-fé contratual, não sendo mais necessária comprovação de má-fé por parte da fornecedora para ocorrência da devolução em dobro.

 

Portanto, ocorreu o pagamento da cobrança indevida, deve o consumidor ser ressarcido em dobro do valor pago, nos termos do que dispõe o artigo 42º, Parágrafo Único, do CDC.

 

Além da restituição em dobro, em alguns casos é devido o dano moral, vide que houve responsabilização do agente por atos ilícitos ou sua infração culposa sendo assim, amparado na Lei ou seja, na Constituição Federal, art. 5º, inciso X e arts. 186 e 927, do Código Civil.

#SobaniaAdvogados

Veja mais

Vendedora de Piraquara tem direito a comissão de vendas, mesmo após cancelamento
Direito do Trabalho

O vendedor tem direito à comissão no momento da transação entre vendedor e cliente, quando da oferta do produto, independente de cancelamento ou inadimplência pelo comprador, salvo no caso de ...

26 de Feb de 2025

Familiar responde por dívida com aposentadoria para quitar crédito de empregada doméstica
Direito do Trabalho

A Lei Complementar n.º 150/2015 prevê que, no contrato de trabalho doméstico, empregador não é apenas a pessoa contratante, mas todo o conjunto familiar que se beneficia com a força de trabal...

20 de Feb de 2025